Mídia OOH tem maior eficiência e impacto na conexão entre marca e consumidor

Os formatos inovadores na publicidade externa (OOH) apresentam uma taxa de visualização 15% maior e um engajamento 42% superior, destacando a urgência da inovação nesse meio, de acordo com dados de uma pesquisa conduzida pela GALERIA.ag e pela JCDecaux. Em parceria com a especialista em neurotecnologia Forebrain, o estudo utilizou metodologias baseadas em pesquisas da School of Psychology Birbeck College do Reino Unido e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para avaliar os níveis de atenção gerados por peças veiculadas na mídia exterior. A pesquisa permitiu discernir o desempenho entre formatos tradicionais e inovadores, além de aprofundar a compreensão analítica das criações publicitárias.

 

Para enriquecer ainda mais as pesquisas, foram conduzidos estudos personalizados para cada anunciante, visando aprofundar a avaliação. No caso do Itaú, em parceria com a Logan, foi desenvolvido um estudo de “brand lift” (nível de interação entre a marca e o público por meio de uma campanha publicitária), explorando a associação, consideração e fidelidade à marca. A campanha apresentou um “lift” superior a 70%, ultrapassando em mais de 22 pontos percentuais o grupo de controle. Ou seja, o grupo exposto à peça publicitária gerou um impacto significativamente maior do que o grupo que não teve contato com a peça, mas compartilha um perfil semelhante de respondentes.

No caso da Vivo, o estudo elaborado pela Offerwise proporcionou uma compreensão aprimorada do recall e dos estímulos das peças da campanha, levando em consideração tanto os formatos tradicionais quanto os inovadores. Entre os respondentes, 94% afirmaram ter sido mais impactados pela peça inovadora em comparação à peça tradicional, e 93% expressaram o desejo de interagir com outras pessoas ao se depararem com as peças nas ruas.

A publicidade externa (OOH) está ganhando crescente relevância nas campanhas das marcas. De acordo com dados recentes divulgados pelo Cenp-Meios, os investimentos em publicidade no Brasil atingiram R$ 8,3 bilhões no primeiro semestre de 2022, sendo que R$ 886,1 milhões (10,7% do total) foram destinados à mídia exterior, um dos meios que registrou o maior crescimento (3,19%) em relação ao mesmo período do ano anterior.