Saiba como a Black Friday, Copa do Mundo e festas de fim de ano aumentarão potencial do e-commerce no último trimestre

O calendário comercial de 2022 apresentou desafios adicionais para as marcas, pois concentrou importantes datas no último trimestre do ano, incluindo a Black Friday, a Copa do Mundo e as tradicionais festas de fim de ano. O comportamento do consumidor desempenhará um papel crucial nas estratégias de marketing. Quase nove em cada dez usuários de internet no Brasil buscam informações antes de realizar compras online. Esse padrão de comportamento visa encontrar oportunidades, ofertas e descontos, e é esperado que ganhe ainda mais força nos últimos meses de 2022.

Conforme destacado pela Kantar IBOPE Media no estudo “Black Friday e o E-commerce no centro do jogo”, dois insights essenciais relacionados ao consumidor e à publicidade estarão em destaque:

**1. Consumidor Digital:**

A movimentação intensa e a busca por informações online tornaram o e-commerce um hábito frequente para muitos brasileiros. Entre os usuários de internet, 75% realizam compras de produtos ou serviços online, sendo que 29% têm o hábito de fazer compras semanalmente. Os principais motivos para a escolha do e-commerce incluem preço (54%), entrega rápida (34%), facilidade em encontrar produtos desejados (27%), variedade de opções de pagamento (22%) e taxa de entrega (21%). Em média, os usuários tendem a gastar R$ 717 em compras online, e 49% optam por pagar com cartão de crédito.

**2. Publicidade em Alta:**

A busca intensa por informações online também impulsiona o aumento nos gastos com publicidade. No primeiro semestre de 2022, foram investidos R$ 14,7 bilhões no ambiente online. É relevante notar que 75% dos usuários de internet no Brasil têm uma visão favorável às propagandas digitais. O interesse pela publicidade é evidenciado pelas altas taxas de cliques (68%) e pela conversão de vendas (41%) entre aqueles que interagem com os anúncios.